O IEL Goiás está estruturando, em parceria com o Sesi, o Projeto de Governança Educacional para a prefeitura de Morrinhos, no Sul do Estado. A equipe de Desenvolvimento Empresarial do Instituto e o prefeito, Joaquim Guilherme, assinaram contrato, com duração de um ano, para desenvolvimento da iniciativa, com expectativa de extensão para outros municípios goianos.

"A parceria com Morrinhos é muito importante, pois vai permitir ao município uma visão holística, uma vez que será possível acompanhar os resultados de todas as escolas e dos alunos, bem como de cada escola e cada aluno, chegando ao nível de identificar em quais habilidades os alunos se destacam ou têm mais dificuldades, possibilitando ao professor, à escola e ao município implementar ações de curto, médio e longo prazos, para melhoria do aprendizado", explica a gerente de Desenvolvimento Empresarial do IEL Goiás, Sandra Márcia Silva. "Por outro, irá nos permitir implementar melhorias na metodologia, visualizar os resultados e levar o Sistema de Governança Educacional, para outros municípios com foco na melhoria qualidade da educação do Estado", completou Sandra Márcia.

A metodologia, desenvolvida pelo IEL e que será aplicada nas 12 escolas de ensino fundamental de Morrinhos, tem como objetivo apoiar as unidades na elaboração e implementação de estratégias no âmbito do Plano Nacional de Educação (PNE). Além disso, a meta também é dar o suporte de mecanismos de accountability (prestação de contas, em tradução livre do inglês) para possibilitar o acompanhamento da estratégia, com fins à acreditação - método de avaliação e certificação que, por meio de padrões e requisitos previamente definidos formalmente, reconhece a qualidade de produtos e serviços em um determinado setor de uma instituição.

O projeto fornecerá suporte a programas de governança em educação, por meio de modernos recursos de tecnologia e gestão, possibilitando a estruturação e o acompanhamento dos esforços desenvolvidos pelas escolas na direção das metas e estratégias do PNE. As escolas serão avaliadas com base em níveis de maturidade da governança educacional, objetivando uma certificação.

Na assinatura do contrato, realizada na prefeitura de Morrinhos, representaram o IEL Goiás a gerente Sandra Márcia Silva e a consultora Pollyana Silva. Além do prefeito Joaquim Guilherme, também participaram os secretários municipais de Educação, Rosilda Moreira, e de Administração, Ernani Caetano.

 

Receba novidades no e-mail

chat online