A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi sancionada e está em vigor para determinar direitos e deveres das empresas e dos cidadãos no mundo virtual. Sempre na vanguarda da tecnologia e da informação, o IEL Goiás ministra palestras sobre o tema para atualizar empresas, gestores e colaboradores sobre o que rege a lei.

A LGPD dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natura.

As pessoas são acostumadas a ocultar, fora do mundo virtual, o número do seu CPF, RG e CEP, por exemplo. No entanto, essa cultura não se aplica aos meios digitais - nome, email e data de nascimento. São algumas informações básicas para acessar ou se cadastrar em um site. No entanto, a maioria não se questiona sobre qual destino e finalidade terão esses dados.

É justamente por isso que a LGPD entrou em vigor. É importante para estudantes e empresas, sejam pequenas ou grandes, entender o que significa essa lei e quais mudanças ela pode trazer para o vínculo empregatício e para o relacionamento com clientes. 

Neste mês, o IEL Goiás realizou palestra, por meio de vídeoconferência, sobre LGPD na empresa Zuppani Industrial Ltda. O objetivo foi repassar aos gestores as etapas de implantação da Lei, com foco no Data Mapping (Mapeamento de Dados).

O mapeamento de dados é um documento (ou planilha) que deve refletir o caminho percorrido pelo dado pessoal dentro da empresa, incluindo os processos e procedimentos pelos quais o dado transita: qual a origem, a base legal que respalda o tratamento deste dado pessoal, o nível de segurança da base de dados a qual o dado pertence, entre outras informações necessárias para a análise de vulnerabilidades técnicas e jurídicas.

Um dos principais objetivos do mapeamento de dados é diagnosticar a forma como a empresa lida com a privacidade e a segurança da informação de seus clientes, colaboradores e parceiros terceirizados, cumprindo, a exigência da LGPD. O Instituto realizará palestras em várias empresas goianas nos próximos meses. 

A Zuppani Industrial, instalada no Distrito Industrial de Aparecida de Goiânia (Dimag), completa 37 anos de fundação em novembro e atua nos segmentos de limpeza doméstica, profissional, velas e pet care. Seu portfólio conta com 11 marcas e mais de 200 itens de produtos, como: desinfetantes, álcoois, esponjas, amaciantes, lava-roupas, detergentes, águas sanitárias, ceras, limpadores, todos com a preocupação de cuidar com carinho dos seus clientes e consumidores.
 

Receba novidades no e-mail

chat online