Antes mesmo do lançamento do Observatório FIEG Iris Rezende, o IEL Goiás fechou o primeiro contrato para a utilização da plataforma. O cliente é a prefeitura de Itauçu, que passará por uma profunda análise por parte dos profissionais do IEL para a aplicação de soluções por meio das políticas públicas a serem adotadas pela administração daquele município.

“Esse é um projeto muito importante para nossa cidade e que vai nos ajudar muito no desenvolvimento da economia da nossa região. Estou contente com essa parceria com o IEL, que renderá grandes frutos para nosso município”, afirmou o prefeito de Itauçu, Clayton Melo, que já havia firmado parceria com o IEL, em abril, para abertura de vagas de estágio naquele município.

O projeto será dividido em três frentes. A primeira é a realização do Censo Domiciliar, por meio do qual serão analisadas as características dos domicílios de Itauçu, permitindo a identificação da real situação socioeconômica dos moradores, além do quantitativo da população, para o cálculo do repasse do fundo de participação dos municípios.

“Estamos orgulhosos de fechar o primeiro contrato do Observatório FIEG antes mesmo de seu lançamento. Trata-se de uma ferramenta importantíssima para uma enorme gama de profissionais, empresários, estudantes, pesquisadores”, ressaltou a coordenadora do Observatório FIEG, Sandra Márcia. “Vamos aplicar uma metodologia para avaliar diversas áreas do setor econômico e social de Itauçu para que a prefeitura possa traçar um plano de ação que possa impulsionar a economia da região”, completou Sandra.

A segunda frente se trata de um levantamento das necessidades de capacitação de mão de obra da região. O objetivo é identificar, junto às empresas da região, quais suas necessidades para contratação de mão de obra a fim de subsidiar os investimentos do município, na preparação de profissionais, para atendimento destas demandas.

Com isso, Itauçu poderá ter maior assertividade na definição de capacitações a serem oferecidas à população com objetivo de inserção no mercado de trabalho, atração de novas empresas para o município, com a consequente geração de renda e emprego.

Por fim, será feito um estudo de vocação do município. As atividades econômicas da região serão mapeadas e analisadas, as potencialidades econômicas serão identificadas e um relatório será feito para nortear as ações da prefeitura, objetivando alavancar a economia da localidade.

O OBSERVATÓRIO
O Observatório FIEG Iris Rezende é uma ferramenta on-line, atualizada em tempo real, que disponibilizará dados demográficos, econômicos, de educação e relativos ao consumo e à estrutura de distribuição de todas as regiões e municípios de Goiás. O lançamento está previsto para o dia 18 de maio (terça-feira), às 9 horas, na sede do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Goiás), 2º andar do Ed. Pedro Alves de Oliveira, no Setor Leste Vila Nova. O evento também será transmitido, ao vivo, por meio do Zoom Cloud Meetings, no endereço http://bit.ly/observatoriolive.

Receba novidades no e-mail

chat online