FEV / 24
ARTIGO
18 MIN 43 SEG DE LEITURA
Excelência empresarial para médias empresas: 5 fatores essenciais
Atingir o máximo de eficiência operacional e manter um crescimento constante é o objetivo de qualquer empresa, mas que nem todas conseguem atingir. A busca pela excelência empresarial configura uma oportunidade, mas também um desafio, sobretudo para médias empresas que desejam maior escalabilidade a médio prazo.
Por isso, no artigo a seguir vamos explicar um pouco mais sobre excelência empresarial e definir 5 fatores essenciais para as médias empresas. Portanto, leia o artigo até o final para saber quais são esses fatores e como eles funcionam na prática!
Excelência empresarial, PMEs e crescimento
Quando o assunto é excelência empresarial, geralmente a primeira palavra que vem à mente é crescimento. No entanto, para além do crescimento, o fator de excelência também perpassa por diferentes frentes de uma empresa, como processos e pessoas.
Segundo o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMES), o faturamento das pequenas e médias empresas cresceu 7% em 2023. No último trimestre, o desenvolvimento foi ainda mais expressivo, fechando o ano com crescimento de 12,7%.
Dentre os setores que mais cresceram nesse período, estão o de Indústria, que cresceu 17% no último trimestre, e o de Serviços, que cresceu 4,4%. Além disso, todas as regiões brasileiras apresentaram um aumento no faturamento de pequenas e médias empresas.
- Sudeste (+6,3%)
- Sul (+5,3%)
- Nordeste (+7,5%)
- Centro-Oeste (+9,8%)
- Norte (+21,3%)
Esses dados indicam mais do que um crescimento no faturamento das PMEs. Eles também demonstram um movimento, sobretudo das médias empresas, rumo a estratégias de gestão mais eficientes em diferentes setores.
De um ponto de vista de excelência empresarial, esses dados também mostram que a competitividade dessas empresas no mercado também aumentou. As estratégias estão melhor alinhadas, as ações mais concisas e os processos bem mais definidos e eficientes.
Em suma, isso significa que a linha de corte para o crescimento também é mais alta, já que o nível básico de qualidade exigida no mercado aumentou. Como resultados, as médias empresas encontram a necessidade de saírem da base estratégica comum e investirem cada vez mais em inovação.
No entanto, o que muitas vezes não acontece é um processo bem estruturado em torno desses investimentos, o que faz com que muitos gestores percam o controle dos resultados. No tópico a seguir, você confere 5 fatores essenciais para atingir a excelência empresarial enquanto pequena empresa.
Excelência empresarial: 5 fatores-chave
Conforme vimos no tópico anterior, a excelência empresarial está ligada não só a questões internas da empresa, mas também ao crescimento e transformações do mercado. Também vimos que as médias empresas brasileiras seguem em uma tendência de crescimento no último ano, tornando o atingimento desse nível de excelência um desafio.
Antes disso, é necessário compreender que a construção de excelência empresarial e qualidade em produtos e serviços vai além de um único fator. Existem diferentes fatores que fazem toda a diferença e, quando bem administrados, podem potencializar a eficiência operacional, as estratégias e a gestão dessas empresas.
A seguir você confere 5 desses fatores.
Gestão
Todo o planejamento de uma empresa, desde a concepção das ideias até a execução das ações, sempre anda de mãos dadas com uma boa gestão. Mais do que ser a chave do processo decisório, é a gestão da empresa que deve fazer a análise de cenários e definir as estratégias que definirão o posicionamento desta empresa no mercado.
Hoje, existem diversos modelos de gestão focados em pequenos negócios, mas entender qual formato melhor se aplica à sua empresa exigirá conhecimento do mercado, do setor de atuação e do perfil da sua empresa. Dito isso, quais metodologias adotar para que a sua empresa tenha como objetivo a excelência empresarial?
Uma metodologia de gestão focada na excelência é o Modelo de Excelência de Gestão, ou simplesmente MEG. Elaborado pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), o MEG tem como base 8 fundamentos:
- Pensamento sistêmico;
- Aprendizado organizacional e inovação;
- Liderança transformadora;
- Compromisso com as partes interessadas;
- Adaptabilidade;
- Desenvolvimento sustentável;
- Orientação por processos;
- Geração de valor.
Com base nesses fundamentos, a empresa será capaz de definir a maturidade de gestão e definir o melhor caminho rumo à excelência empresarial.
Estratégia
Atualmente, a gestão nas empresas tem utilizado como estratégia ser menos engessada e mais flexível, a fim de acompanhar as mudanças no mercado. Como resultado, a atuação da gestão nessas organizações vem se tornando cada vez mais orientada a dados e focada nas transformações sociais.
Com o perfil do cliente não é diferente: informação deve ser a base do processo decisório e estratégico na empresa, o que exige uma análise com acuracidade e inteligência. Mais do que estar presente no ambiente online, as estratégias de marketing digital da empresa devem levar em conta decisões data-driven.
Sabemos que o processo decisório deve sempre ser feito com base em informações concretas e precisas, mas no caso do data-driven esse conceito vai além. Os dados se tornam a base das estratégias da empresa, o que faz da coleta, armazenamento e análise de dados elementos essenciais para o planejamento estratégico.
Para isso, sua empresa pode utilizar diferentes ferramentas, como por exemplo:
- Plataformas digitais;
- Softwares de gestão de marketing;
- Métricas e impressões na redes;
- ROI de marketing digital.
Nesse sentido, o que a gestão da sua empresa deve se perguntar é: como a gestão está interpretando os dados e informações que recolhe? Além disso, a sua empresa está coletando, organizando e analisando esses dados de forma correta?
Processos
Empresas são como um grande amontoado de processos que estão interligados de maneira minuciosa e complexa. Por isso, é extremamente importante que a empresa conheça os próprios processos se deseja obter excelência empresarial.
Mais do que mapeamento, é necessário que a empresa defina de forma clara os próprios processos e como eles funcionam. Isso permitirá a identificação de falhas e consequentemente a otimização desses processos.
Mesmo que a empresa não possua a expertise necessária para fazer uma gestão de processos eficientes, ela ainda pode definir parcerias ou contratar consultorias especializadas no assunto. A orientação a processos vai permitir que a sua empresa foque na eficiência como fator de qualidade.
O resultado é o aumento da geração de valor para os clientes, possibilitando um maior crescimento para a empresa a longo prazo.
Pessoas
As pessoas são uma parte essencial de qualquer organização, porque é a partir delas que a empresa concretiza as próprias atividades e estratégias. Nesse sentido, fatores como relacionamentos, lideranças, cultura organizacional e educação corporativa são importantes.
O investimento nas pessoas é que vai possibilitar o atingimento da excelência empresarial ao longo do tempo. Por isso, investimentos em qualidade de vida no trabalho, bem-estar, treinamentos, qualificações e desenvolvimento de pessoas não afetam só os colaboradores, mas também a empresa.
Engajar pessoas em uma empresa não é um processo simples, e deve ser feito em conjunto com estratégias de RH alinhadas com o perfil desses colaboradores. Como resultado, o investimento nestes setores garante não só colaboradores mais felizes, como também excelência nos resultados de seu trabalho e consequentemente, da empresa.
Clientes
Por fim, mas não menos importante, o foco no cliente sempre será uma das bases da excelência, uma vez que é o cliente que define a forma de atuação da sua empresa. Atualmente, existem diferentes estratégias centradas no cliente, como é o caso do investimento em experiência do usuário.
Como o ambiente digital amplia consideravelmente o território de atuação das empresas, entender e otimizar a jornada do cliente é essencial para o sucesso das empresas. Assim como nas estratégias de marketing digital os dados e perfil do cliente são importantes, as estratégias também devem ser feitas nesse sentido.
O processo de fidelização começa com o entendimento das necessidades do cliente e como a sua empresa pode ir além de oferecer a solução. Por isso, definir o seu diferencial competitivo e fazer dele a base do seu relacionamento com clientes é a ponte para construir excelência empresarial.
Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre crescimento para médias empresas? Veja o nosso artigo explicando como dar os primeiros passos no marketing digital para pequenas empresas!
COMPARTILHE
TEMA
ARTIGOS IEL
Revele
o potencial
da sua empresaConfie no IEL para conceber as soluções
mais eficazes e alcançar resultados
exponenciais para o seu negócio.