ABR / 24
ARTIGO
16 MIN 39 SEG DE LEITURA
Tudo o que você precisa saber sobre Programa de Trainee
A busca por novos talentos é um processo constante em qualquer empresa e treinar adequadamente esses talentos também é uma necessidade crescente. Os programas de trainee são uma forma de atingir ambos os objetivos e de ajudar empresas a encontrar, treinar e reter esses novos talentos.
No entanto, nem todos os gestores sabem como funciona ou possuem um programa de trainee bem estruturado dentro dessas organizações. Por isso, no artigo a seguir você confere o que é um programa de trainee, como ele funciona e os benefícios que ele pode proporcionar para as empresas.
Quer saber mais? Então leia o artigo até o final para saber tudo sobre o assunto!
O que é um programa de trainee?
Atualmente, o mercado enfrenta um dilema em relação ao número de vagas de emprego disponíveis e a qualificação dos profissionais. De um lado temos novos talentos recém formados ou com pouca experiência e que buscam uma oportunidade no mercado. Do outro temos empresas que necessitam de profissionais qualificados para assumir diferentes postos de trabalho.
Mas se há profissionais qualificados e vagas de emprego disponíveis, por que a conta não fecha para muitas empresas? A resposta está em elementos que vão além do simples preenchimento da vaga.
Muitas dessas empresas precisam de profissionais com um nível de desenvolvimento e treinamento que só pode ser atingido a longo prazo. Esse é o caso de cargos de gestão estratégicos, que exigem que o profissional tenha um amplo conhecimento dos processos, estrutura organizacional, cultura e rotina da empresa. É aí que entram em cena os programas de trainee.
Em suma, um programa de trainee é uma iniciativa que visa desenvolver profissionais recém formados ou com baixa experiência para assumir cargos específicos na empresa. O objetivo é recrutar e treinar esses novos profissionais ao longo de um determinado período de tempo para que eles possam se desenvolver e futuramente assumir esses cargos e otimizar resultados .
Como o foco dos programas de trainee são cargos estratégicos e que envolvem gestão e liderança, é necessário estruturar um programa que vai além do recrutamento, seleção e treinamento comuns. Os programas de trainee permitem que as empresas façam isso ao mesmo tempo que absorvem profissionais com pouca ou nenhuma experiência no mercado para que eles possam se desenvolver no ambiente interno da organização.
Ao longo do programa esses profissionais rotacionam cargos e conhecem a empresa à fundo. Como resultado, ao fim do programa de trainee a empresa terá à sua disposição um profissional que possui não só o conhecimento técnico como também da empresa e de seus processos.
Mas se o programa de trainee visa treinar profissionais com pouca experiência que podem futuramente assumir cargos na empresa, então o que diferencia um trainee de um estagiário? No tópico a seguir, você vai conhecer as principais diferenças entre eles.
Trainee x Estagiário
Primeiramente, antes de entender como funciona um programa de trainee é preciso esclarecer uma dúvida comum: afinal, qual a diferença entre um trainee e um estagiário? Na prática, a principal diferença entre os dois são os propósitos e os objetivos de cada um dentro da empresa.
O estagiário é um estudante em formação e necessita de conhecimento prático na própria área para aprender a trabalhar de fato. Por outro lado, o trainee já possui formação acadêmica, mas ainda carece de um desenvolvimento profissional necessário para assumir um determinado cargo, que por vezes é de gestão ou de liderança.
Além disso, outras diferenças essenciais entre um programa de trainee e de estágio incluem:
Carga horária: enquanto um estagiário pode ter uma carga horária de no máximo 6 horas diárias e até 30 horas semanais, um trainee pode trabalhar 8 horas por dia normalmente.
Remuneração: um trainee geralmente recebe o mesmo salário de um profissional de nível júnior na empresa, enquanto para o estagiário é compulsório um valor de bolsa de estágio e auxílio transporte no estágio não-obrigatório (não existe valor mínimo ou máximo exigido por lei).
Duração: um programa de trainee pode durar desde alguns meses até alguns anos e tem duração fixa. Já o estágio pode durar até 24 meses na mesma empresa concedente.
Objetivos: o objetivo do programa de estágio é oportunizar ao estudante na prática o que aprende na formação teórica, podendo resultar ou não em uma contratação. No caso dos programas de trainee, o objetivo é realizar o treinamento do profissional já com a possibilidade de efetivação em mente.
Além disso, ambos os casos estão resguardados por diversos direitos. Para os estagiários, a garantia desses direitos fica por conta das regras da lei de estágio 11.788/2008. No entanto, somente o trainee está resguardado por todos os direitos trabalhistas previstos em um vínculo empregatício CLT comum, como o FGTS e o Seguro Desemprego.
Como funciona um programa de trainee
Agora que vimos o que é um programa de trainee e as principais diferenças em relação a um estagiário, vamos conhecer as etapas desse tipo de programa. Conforme vimos, o programa de trainee geralmente busca profissionais recém formados para se desenvolverem junto à empresa em um programa de treinamento extenso.
Confira a seguir algumas das etapas comuns ao programa de trainee.
- Recrutamento e seleção: processo de recrutamento e seleção feito da forma já conhecida, no qual a empresa procura pessoas com o perfil e as habilidades básicas para atuar na empresa.
- Imersão: etapa de adaptação após o onboarding, na qual o profissional é apresentado à empresa de forma geral e onde ele conhece mais da empresa, seus valores e estrutura.
- Desenvolvimento: aqui o profissional desenvolve projetos na empresa e recebe todo o treinamento voltado para as habilidades técnicas e comportamentais buscadas pela organização.
- Rotação de Cargos: durante o programa, o trainee passa por diferentes cargos na empresa à medida que vai se desenvolvendo.
- Avaliação de Desempenho: outra etapa comum nesse processo são as avaliações de desempenho periódicas, para avaliar o alinhamento do trainee aos objetivos da empresa.
- Efetivação: ao fim do programa e a depender do desempenho e resultados apresentados pelo trainee nesse período, a empresa faz a oferta de efetivação do profissional.
Inova Talentos
Quer elevar o nível de qualificação dos profissionais e encontrar novos talentos para se desenvolverem na sua empresa? O Inova Talentos é um programa que te ajuda na atração e retenção de talentos na sua empresa, para o desenvolvimento de novos projetos com foco na inovação!
Para isso, o IEL desenvolve o projeto junto a sua empresa, definindo o escopo e as principais necessidades de inovação. Depois, fazemos a ponte entre a sua empresa e os parceiros certos para que você possa se reinventar no mercado e desenvolver novos talentos na sua empresa!
Por fim, o IEL te ajuda a buscar profissionais formados com o conhecimento necessário para atender às necessidades do seu projeto de inovação. Para as empresas, os benefícios são diversos, tais como:
- Apoio na definição e elaboração projetos;
- Aceleração de resultados;
- Recrutamento e Seleção a nível nacional;
- Maior competitividade e produtividade;
- Otimização de resultados;
- Efetivação e retenção de novos talentos;
Gostou dos benefícios e quer saber mais sobre o Inova Talentos? Tire todas as suas dúvidas e conheça o programa no Portal da Indústria!
Buscando mais conteúdo? Veja também o nosso post sobre os fatores que mais importam no momento de contratar um estagiário!
COMPARTILHE
TEMA
ARTIGOS IEL
Revele
o potencial
da sua empresaConfie no IEL para conceber as soluções
mais eficazes e alcançar resultados
exponenciais para o seu negócio.