MAI / 24
ARTIGO
16 MIN 21 SEG DE LEITURA
Como a educação executiva ajuda a desenvolver líderes
As lideranças são uma parte essencial nas atividades de qualquer empresa, em muitos casos sendo a ponte entre o operacional e a gestão. Por isso, qualificar e desenvolver líderes é um processo estratégico e indispensável nas empresas modernas, e é nesse ponto que entra em cena a educação executiva.
A educação executiva pode proporcionar desenvolvimento de pessoas e, consequentemente, da empresa a longo prazo. Mas investir nesse tipo de ação exige um bom planejamento, além de ferramentas alinhadas aos perfis da empresa e dos colaboradores.
No artigo a seguir você descobrirá como a educação executiva ajuda a desenvolver líderes, além de conferir os principais benefícios desse investimento.
Acompanhe o artigo até o final para saber mais!
Educação executiva enquanto investimento
Assim como as demandas do mercado mudam de maneira cada vez mais acelerada, as estratégias empresariais também devem acompanhar esse ritmo. Atualmente, mais do que investir em estrutura e novas tecnologias, também é necessário investir no desenvolvimento de pessoas nas empresas.
As gestões modernas compreenderam que os recursos humanos, tal qual a estrutura e a tecnologia, são cruciais para o crescimento das empresas. Quando falamos em lideranças, essa importância fica ainda mais evidente: os líderes são parte essencial do planejamento e implementação de ações estratégicas, bem como do seu sucesso.
Por esse motivo, os esforços em educação para o treinamento e desenvolvimento de pessoas vem sendo encarado como estratégia, mas também como um investimento. E o crescimento em torno desse tipo de ação segue em crescimento, uma realidade que também se reflete nos resultados obtidos.
Segundo um estudo feito pela Association for Talent Development (ATD), empresas que adotam ações de educação corporativa personalizadas aumentam a própria produtividade em até 218%. Além disso, o estudo também demonstrou um aumento de 24% em receita nessas mesmas empresas que investiram em educação.
No caso das lideranças, esse investimento fica por conta da educação executiva, que visa aprimorar as habilidades de executivos, gestores e sucessores envolvidos em decisões estratégicas da empresa. Para as empresas, essa é uma forma de alinhar a visão e os objetivos entre os líderes, garantindo o desenvolvimento integrado à cultura da empresa.
Isso porque além do controle sobre o orçamento que será aplicado à educação, a empresa também possui controle sobre o conteúdo ministrado. Dessa forma, é possível alinhar os objetivos educacionais dessas ações aos objetivos estratégicos e de crescimento da empresa.
Sendo assim, no caso da qualificação e desenvolvimento de líderes, os treinamentos possuem um caráter mais específico, abrangendo áreas como:
- Gestão de projetos;
- Liderança humanizada;
- Ferramentas corporativas;
- Relações institucionais e governamentais;
- Mindset digital;
- Gestão da mudança e inovação;
Mas como implementar ações de educação executiva para os líderes da sua empresa na prática? Nos tópicos a seguir vamos discutir um pouco mais sobre como fazer isso e listar os principais benefícios desse processo.
Como implementar a educação executiva
Conforme vimos no tópico anterior, a educação executiva consiste em um conjunto de ações estratégicas de treinamento e desenvolvimento de líderes nas empresas. No entanto, quando o assunto é a implementação ou a criação de um plano de educação executiva conciso, alguns gestores ainda têm muitas dúvidas.
Antes de implementar qualquer ação ou fazer qualquer investimento em educação executiva na empresa, primeiro é necessário conhecer o perfil dos seus líderes. Levante o conjunto de habilidades que eles possuem e faça um comparativo em relação às habilidades buscadas pela empresa.
Uma forma de fazer isso é por meio de um Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNP). Basicamente, a LNP tem como metodologia uma verificação baseada em 4 análises distintas, sendo elas:
Análise de cargos: verifica se as pessoas ocupando os cargos de liderança possuem as habilidades requeridas para o posto;
Análise organizacional: levanta os objetivos estratégicos da empresa de forma a fazer o alinhamento entre ações de educação e os resultados esperados;
Análise de RH: determina o conjunto de habilidades predominantes entre os líderes e define o perfil profissional de cada um deles;
Análise de treinamento: com base nas análises anteriores, verifica as necessidades de treinamento de cada líder e define os treinamentos ideais.
Outro ponto chave na implementação da educação executiva na sua empresa é a elaboração de um programa de treinamento e desenvolvimento, além de um orçamento bem embasado das ações educacionais com o ROI de Treinamento.
Por fim, dentre algumas das ações que podem ser incluídas nas estratégias de educação executiva nas empresas, estão:
- Contratação de consultoria em educação corporativa;
- Adoção de mentorias e coaching;
- Criação de uma plataforma ou universidade corporativa;
- Implementação de programas de trainee para futuros líderes;
- Gamificação de atividades de aprendizagem;
No tópico a seguir, você confere alguns dos principais benefícios das ações de educação executiva quando feitas de maneira eficaz e bem planejada.
Benefícios
Agora que vimos o que é e quais pontos considerar na adoção de ações de educação executiva, fica a dúvida: quais os benefícios esse processo pode proporcionar de um ponto de vista prático?
Os benefícios vão desde ganhos tanto a nível operacional quanto humano, proporcionando crescimento em todas as frentes da empresa. Dito isso, aqui vão alguns desses benefícios.
1. Aumento da produtividade
Líderes devidamente qualificados conseguem definir as melhores estratégias e inovar no processo decisório entre os setores. Como resultado, esses líderes conseguem otimizar o trabalho em seus setores, otimizando os ganhos em produtividade.
2. Retenção de talentos
Bons líderes não são fáceis de encontrar no mercado, e reter talentos é um processo ainda mais complexo para as empresas. As iniciativas de educação executiva garantem aos líderes que eles seguem sendo valorizados e que possuem oportunidades de crescimento e desenvolvimento na empresa. No final, os líderes se desenvolvem enquanto a empresa retém os melhores.
3. Melhoria no clima organizacional
Além do desenvolvimento a nível técnico, a educação executiva também envolve ações voltadas para o desenvolvimento humano e social. Do ponto de vista de relações dentro da empresa, líderes com o treinamento adequado contribuem para um melhor clima organizacional, agregando para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável.
4. Aumento do engajamento
Líderes bem qualificados se tornam mais engajados em relação às ações e estratégias da empresa, o que significa uma maior pluralidade de ideias e ações na gestão da empresa. Como resultado, esses líderes se tornam mais envolvidos e comprometidos com a empresa, além de agregar novas ideias baseadas no aprendizado obtido por meio da educação executiva.
5. Adaptabilidade
Por fim, outro benefício da educação executiva para as empresas é o nível de adaptabilidade que esse tipo de iniciativa pode proporcionar. Isso porque, a depender do formato e da plataforma escolhida pela empresa para treinamento de líderes, a empresa terá controle de todo o processo e o conteúdo ministrado, permitindo ajustes e melhorias no processo de treinamento e qualificação.
Gostou desse artigo e quer mais conteúdo sobre educação executiva? Confira o nosso artigo listando 5 vantagens de implementar a educação corporativa na sua empresa!
COMPARTILHE
TEMA
ARTIGOS IEL
Revele
o potencial
da sua empresaConfie no IEL para conceber as soluções
mais eficazes e alcançar resultados
exponenciais para o seu negócio.