MAI / 24
ARTIGO
19 MIN e 8 SEG DE LEITURA
O desenvolvimento das cadeias produtivas e seus impactos socioeconômicos
As cadeias produtivas são uma engrenagem essencial no ciclo produtivo, garantindo a entrega de produtos e serviços com qualidade e agilidade. No entanto, o desenvolvimento da cadeia produtiva vai além disso, promovendo impactos econômicos e sociais que beneficiam de forma mútua empresas e pessoas.
Para além do ganho financeiro para as empresas, uma cadeia produtiva forte também promove o desenvolvimento e a infraestrutura regional. No artigo a seguir, você confere a relação entre o desenvolvimento da cadeia produtiva e os seus benefícios para a sociedade e as empresas.
Continue a leitura para entender mais sobre o assunto.
O que é uma cadeia produtiva?
Antes que você tenha acesso a um determinado produto, ele já passou por uma série de etapas de produção, armazenamento e transporte. Da mesma forma que, para que um alimento chegue até a sua mesa, existe toda uma cadeia de atividades interligadas que permitiu isso.
Esse conjunto de atividades é chamado de cadeia produtiva, e consiste em todo o ciclo de vida que envolve um produto, da sua produção até o consumo. Da extração de matéria prima até a presença de um produto nas gôndolas de um supermercado, estão envolvidas inúmeras pessoas e empresas trabalhando de forma coordenada.
Produtores, fornecedores, fabricantes, transportadoras, varejistas e muitos outros podem estar envolvidos na cadeia produtiva de um bem de consumo. E a importância do desenvolvimento da cadeia produtiva, sobretudo para as empresas, vai além da capacidade de entrega de um produto.
Uma cadeia produtiva bem desenvolvida também configura uma vantagem competitiva para as empresas, e envolve agilidade, qualidade e um diferencial no mercado. Por isso, a cadeia produtiva também é parte do planejamento estratégico das empresas, o que evidencia a importância das parcerias estratégicas nesse processo.
Apesar de ser melhor compreendido dessa forma, o conceito de cadeia produtiva não é algo exclusivo do setor industrial, sendo aplicável a qualquer setor. Por exemplo, no agronegócio a sazonalidade, transporte e as questões climáticas são fatores críticos para o sucesso da cadeia produtiva.
Como resultado, uma empresa do agronegócio precisa ser estratégica nas suas parcerias, uma vez que esses produtos geralmente possuem um prazo tanto para colheita quanto para o consumo, exigindo um processo logístico minucioso e eficiente.
Tudo isso faz do desenvolvimento da cadeia produtiva um processo estratégico e que necessita de planejamento. Mas como esse conceito se aplica na prática?
Veja a seguir alguns exemplos práticos de como funciona a gestão da cadeia produtiva.
Gestão e desenvolvimento da cadeia produtiva
A gestão da cadeia produtiva envolve fatores multidisciplinares que envolvem não só a demanda do mercado, como também os custos e os processos operacionais da empresa. Além disso, o setor de atuação também faz toda a diferença no momento de definir parcerias e o tipo de cadeia a ser adotado pela empresa.
Na gestão da cadeia produtiva, o processo geralmente é dividido em 5 etapas:
- Planejamento: etapa que visa alinhar as demandas do mercado com os processos de fabricação. Aqui também geralmente são definidas as limitações técnicas e de pessoal, além dos componentes necessários em cada etapa de fabricação.
- Abastecimento: etapa que consiste na busca pelos melhores parceiros do mercado como revendedores, distribuidores e transportadoras. O foco dessa etapa é otimizar de forma geral o abastecimento daquilo que é produzido.
- Produção: consiste nos aspectos da produção em si como, como o maquinário necessário para transformar a matéria prima no produto final. Essa etapa também pode ser dividida em sub etapas como testagem, controle de qualidade, inspeção, etc.
- Distribuição: etapa relacionada majoritariamente ao processo logístico pós-produção. Nesta etapa o foco fica por conta de como e quando o produto deve chegar ao consumidor final, além dos diferentes métodos de distribuição.
- Retornos: etapa conhecida como logística reversa, quando um cliente retorna um determinado produto e/ou pede reembolso. Nesse sentido, a empresa precisa assegurar meios de que será capaz de atender esse retorno e, se preciso, fazer as mudanças necessárias no produto.
Assim como o conceito de cadeia produtiva, essas etapas também devem ser adaptadas à realidade e atividade da sua empresa.
Por exemplo, se você administra uma prestadora de serviços, etapas como abastecimento e produção devem dizer respeito aos insumos necessários para a continuidade da prestação de serviço. Por outro lado, se você trabalha no agronegócio, a etapa de produção não tratará de manufatura, mas sim de maquinário de plantio e insumos agrícolas, e assim por diante.
Tudo isso contribui para processos cada vez mais estratégicos em torno de como um produto ou serviço deve encontrar as demandas do consumidor final.
Impactos socioeconômicos da cadeia produtiva
Conforme vimos no tópico anterior, uma boa gestão da cadeia produtiva pode proporcionar uma melhor visão estratégica e uma vantagem competitiva para as empresas. Só que os benefícios do desenvolvimento da cadeia produtiva podem ir além, tanto para as empresas quanto para a sociedade.
Isso porque a atuação de uma empresa, independentemente da localidade, gera impactos econômicos e sociais no contexto em que está inserida. Entender esses impactos e essa relação entre cadeia produtiva e transformações sociais também contribui para a maturidade de gestão na empresa.
Outro ponto importante é a compreensão de onde a sua empresa está inserida nesse contexto e como ela pode ser uma força motriz de transformações sociais e econômicas.
Veja agora alguns dos benefícios do desenvolvimento da cadeia produtiva.
Para a sociedade:
No que se refere a impactos sociais do desenvolvimento da cadeia produtiva, temos:
Acesso a produtos e serviços de qualidade
O desenvolvimento da cadeia produtiva resulta em uma maior variedade de produtos e serviços acessíveis à população. Não só isso, a qualidade também se torna um fator gradualmente decisivo nos comportamentos de consumo.
Para a população, isso significa acesso a produtos e serviços de qualidade, e com maior valor agregado.
Oportunidades e empregabilidade
Em um contexto regional, o desenvolvimento da cadeia produtiva também gera crescimento para as empresas, contribuindo na geração de novos empregos. O crescimento da cadeia pode gerar novas oportunidades nas mais variadas áreas envolvidas no processo.
Como resultado, é possível fomentar o crescimento não só das empresas da cadeia produtiva a nível regional, como também da sociedade local.
Desenvolvimento regional
A presença de uma empresa em uma determinada localidade também influencia os investimentos em infraestrutura. Para além de estrutura de iluminação, transporte e circulação de mercadorias, esse processo pode beneficiar tanto a população quanto as empresas.
Quanto mais empresas envolvidas na cadeia produtiva a nível regional, maiores as possibilidades de crescimento e melhoria de infraestrutura em torno delas.
Para empresas:
Já do ponto de vista das empresas, o desenvolvimento da cadeia produtiva pode proporcionar:
Maior competitividade
Vimos anteriormente como o desenvolvimento da cadeia produtiva é uma fator estratégico para as empresas, e um dos principais resultados disso é uma maior competitividade. A necessidade de adaptação constante com cadeias cada vez mais ágeis torna essas empresas cada vez mais competitivas no mercado.
Essa é também uma ótima forma de fomentar uma cultura de inovação tanto na sua empresa quanto junto às empresas parceiras de negócio.
Maior eficiência operacional
O resultado direto de uma cadeia produtiva bem gerida é o aumento da eficiência operacional de todas as organizações envolvidas. Com trabalho coordenado e planejado, o desenvolvimento dessa cadeia ajuda essas empresas a trabalharem de forma mais eficiente.
Seja na adoção de novos processos ou delegando etapas da cadeia a parceiros que consigam desenvolver o mesmo trabalho de maneira mais ágil, o ganho em eficiência operacional de uma cadeia produtiva bem gerida é inegável.
Redução de Custos
Maior eficiência na administração de custos e investimentos é outro benefício que uma cadeia produtiva desenvolvida pode proporcionar às empresas. Cadeias produtivas mais ágeis significam redução de desperdícios e eliminação de processos mal otimizados ao longo do tempo.
O resultado é uma melhor saúde financeira para essas empresas, além da redução de custos operacionais.
Otimização de prazos
Mais do que garantir que um produto vai chegar até o consumidor, é necessário que esse produto chegue no consumidor certo no tempo certo, e é justamente isso que uma cadeia produtiva bem desenvolvida consegue fazer.
Quem entrega dentro do prazo e com maior eficiência consegue uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Por isso, o desenvolvimento de toda a cadeia e a escolha dos parceiros estratégicos certos é essencial nesse processo.
Se você gostou desse conteúdo, siga acompanhando o nosso blog para mais sobre empresas, pessoas e desenvolvimento!
COMPARTILHE
TEMA
CADEIAS PRODUTIVAS
Revele
o potencial
da sua empresaConfie no IEL para conceber as soluções
mais eficazes e alcançar resultados
exponenciais para o seu negócio.