FIEGSESISENAIIEL

JUN / 24

ARTIGO

23 MIN 13 SEG DE LEITURA

IEL Goiás e Sebrae apresentam resultados do 3º ciclo do Programa Inove+Digital. Empresas obtêm crescimento de até 70%


A parceria entre IEL Goiás e Sebrae Goiás vem elevando o nível de desenvolvimento das empresas goianas no que diz respeito a Transformação Digital. O Programa Inove+Digital encerrou seu 3º ciclo com resultados cada vez melhores, auxiliando micro e pequenas empresas (MPEs) a obterem maior engajamento de seus clientes e sensíveis aumentos no faturamento, chegando a 70%. Na manhã de quinta-feira (20/6), foi realizada a cerimônia de encerramento do 3º ciclo do Programa, com as 34 empresas que aderiram. Os resultados foram apresentados no auditório do Sebrae/GO, no Setor Bueno, em Goiânia. 

 

“Agradeço ao Sebrae pela parceria, na qual trabalhamos muito para honrá-la.

 

Os números o Inove+Digital são impressionantes. Têm empresas que começaram totalmente analógicas e hoje estão no nível intermediário e até avançado. Algumas tiveram 30%, 40% e até 70% de aumento no faturamento”, ressaltou o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e diretor do IEL Goiás, Flávio Rassi. “O Inove+Digital tem a vantagem de ter uma eficácia rápida e esperamos ter muito mais adesões nos próximos ciclos”, completou Rassi.

 

Para o diretor-superintendente do Sebrae/GO, Antônio Carlos Lima Neto, a parceria entre Sebrae e Fieg/IEL é muito bem constituída e beneficia diretamente as micro e pequenas empresas goianas. “Esse fechamento de mais um ciclo (do Inove+Digital) é uma grande oportunidade de ver o resultado de nossas ações. Temos uma grande motivação ao ver tudo que a gente tem produzido, efetivado e transformado nesse processo todo de apoio aos empreendedores de Goiás. Tenho grande expectativas que essas ações continuem fortalecendo o trabalho dos empreendedores”, estimou.

 

Desde a criação do Inove+Digital, em outubro de 2021, mais de 220 micro e pequenas empresas de 27 municípios goianos passaram pelas consultorias e capacitações promovidas pelas duas instituições e viram apurações sensíveis em seus resultados. Em cerca de oito meses, algumas empresas participantes viram seus lucros triplicarem. Foram realizadas 3.570 horas de consultoria neste 3º ciclo, com empresas de Goiânia, Anápolis, Alexânia, Porangatu, Cristalina, Novo Gama, Minaçu e Rio Verde.

 

“Temos uma forte atuação na parte de consultoria e nos deixa satisfeitos e gratos que o IEL esteja contribuindo para melhorar a gestão das empresas. Nossa expectativa é continuar o programa e fazermos o 3º ciclo no próximo ano, levando soluções para outras empresas também. Parabéns a todos os empresários que participaram do nosso projeto”, afirmou o superintendente do IEL Goiás, Humberto Oliveira, corroborado pelo diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia.

 

“Goiás tem 820 mil pequenos negócios e o Sebrae fomenta esses grandes heróis (empresários), que aquecem a economia no Estado. Ficamos muito felizes por acreditarem nesse programa, se dedicarem e obterem grandes resultados ao final do ciclo”, acrescentou Gouveia.

 

MATURIDADE DIGITAL

 

Para avaliar os níveis de maturidade digital das 34 empresas participantes deste 3º ciclo do Inove+Digital, o IEL Goiás utilizou um parâmetro dividindo as organizações em quatro grupos, numa escala de 0 a 100 pontos: Líder Digital (80 a 100 pontos - presença digital estruturada com práticas implementadas), intermediário (50 a 79 pontos - práticas prioritárias estabelecidas e implementadas, estratégia digital definida e em implementação), emergente (20 a 49 pontos - práticas específicas implementadas e presença digital em aprimoramento) e analógico (0 a 20 pontos - poucas práticas implementadas e presença digital experimental).

 

No início deste 3º ciclo, 9,37% das empresas iniciaram no nível analógico (o mais básico) e todas subiram de nível. Cerca de 65% dos participantes terminaram o ciclo no nível intermediário e 6,25% chegaram ao nível de líder digital (o mais alto), com presença digital estruturada com práticas estabelecidas e implementadas.

 

“O Inove+Digital foi pensado para dar às empresas goianas acesso à capacidade que existe em todo o nosso país por meio da Transformação Digital. Nosso objetivo é explorar todo o potencial que existe nas micro e pequenas empresas do Estado.

 

Toda a energia e todo o trabalho dos empresários e dos nossos consultores, em parceria, gerou grandes resultados, com uma média de crescimento de 19,54 pontos no grau de maturidade”, comemorou Joel Matos, gerente de Inovação e Soluções Digitais do IEL Goiás.

 

CORRELATA

Empresas identificam mudanças sensíveis com programa

 

As 34 empresas participantes do 3º ciclo do Programa Inove+Digital tiveram sensível crescimento ao final dos oito meses de consultorias. Houve empresas que estavam passando por momentos de transição do nível Analógico para o Digital e que, em pouco mais de 1 mês de projeto, cinco vezes mais ligações de clientes, por mês, buscando por seus serviços.

 

Em alguns casos, as vendas das empresas passaram a ser 50% por meio online e conseguiram aumentar em 20% o seu faturamento no digital.

 

O Braseiro Burger & Grill é uma das empresas que tiveram os melhores resultados. Em oito meses, a empresa saiu do nível Intermediário para Líder Digital. “O Inove+Digital foi uma experiência excelente! Os consultores nos orientaram de forma clara e direta, mudando nossa mentalidade para que possamos entender a importância da digitalização dos nossos negócios. Passamos a ter uma base consolidada para iniciar os próximos passos. Não sou só uma cliente do Inove+Digital, eu sou uma fã!”, comemorou Eliane Pereira Soares, sócia-proprietária do Braseiro Burger & Grill, em Goiânia.

 

No início da consultoria, a empresa foi diagnosticada com um grau de maturidade digital de 45,5 pontos (nível Emergente) em uma escala que vai até 100 pontos. Após a aplicação da consultoria, o grau de maturidade digital quase dobrou, chegando aos 80,83, escalando 35,33 pontos para ser Líder Digital, o mais alto nível.

 

A empresária Joana D'arc Silva Borges, proprietária do Centro de Ensino Indústria e Saúde (Capacitare), de Anápolis, também comemorou os resultados.

 

“Agradeço muito pelo trabalho que foi feito pelo IEL Goiás e pelo Sebrae. Nossa empresa começou muito bem em 2018, mas, com a Pandemia de Covid-19, tivemos muitos problemas. Não estávamos atingindo nosso público-alvo. Depois do Inove+Digital, começamos a alavancar nosso crescimento novamente, aumentando a procura por nossos cursos, com clientes de outros estados e até mesmo do exterior”, contou Joana D'arc.

 

O mesmo ocorreu com a La Femme Modas, em Anápolis. A empresa iniciou o programa com diagnóstico de Analógica e terminou como Emergente, com significativo aumento nas vendas. “Com as consultorias do IEL Goiás, tive resultados a partir da primeira semana. Minhas vendas aumentaram de 30% a 40% nos últimos quatro meses. Agradeço muito o IEL e o Sebrae por isso”, salientou a proprietária da La Femme, Fernanda Lúcia dos Santos.

 

O QUE É O INOVE+DIGITAL? 

 

O Programa Inove+ Digital é uma parceria do IEL Goiás e do Sebrae/GO com o objetivo de levar a Transformação Digital a micro e pequenas empresas goianas. Subsidiado pelo Sebrae, em 70% do seu valor total, a iniciativa está ajudando a mudar a realidade de empreendedores e suas equipes.

 

O programa, lançado em outubro de 2021, já beneficiou cerca de 220 empresas, distribuídas em 27 municípios goianos, alcançando uma média de aumento no grau de maturidade digital de 68,80 pontos das empresas participantes – é considerado um universo de 0 a 100 pontos.

 

O programa consiste na implantação de uma metodologia exclusiva de gestão da inovação para Transformação Digital e customizada pelo IEL para o atendimento a micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, dos setores de comércio, indústria e serviços.

 

O cliente é acompanhado pelos consultores do IEL Goiás, que traçam um planejamento de inovação baseado em boas práticas, envolvendo ferramentas digitais, que apoiam a implementação de mudanças no modelo de negócio vigente.

 

DEPOIMENTOS

 

“Esse fechamento de mais um ciclo, é uma grande oportunidade de ver o resultado de nossas ações. Temos uma grande motivação ao ver tudo que a gente tem produzido, efetivado e transformado nesse processo todo de apoio aos empreendedores de Goiás. Tenho grande expectativas que essas ações continuem fortalecendo o trabalho dos empreendedores.”

 

Antônio Carlos Lima Neto, diretor-superintendente do Sebrae/GO

 

“É um trabalho em conjunto. Quero ressaltar os esforços das equipes do Sebrae e do IEL em mais um ciclo de sucesso do Inove+Digital e com os esforços, principalmente, das empresas participantes. Certamente, terão outros ciclos para apoiarmos mais empreendedores e contribuir para o crescimento da sociedade goiana.”

 

Marcelo Lessa, diretor técnico do Sebrae/GO

 

“Agradeço ao Sebrae pela parceria, na qual trabalhamos muito para honrá-la. Os números desse programa são impressionantes. Têm empresas que começaram totalmente analógicas e hoje está no nível intermediário e até avançado. Tiveram empresas que tiveram 30%, 40% e até 70% de aumento no faturamento. O Inove+Digital tem a vantagem de ter uma eficácia rápida e esperamos ter muito mais adesões nos próximos ciclos.”
Flávio Rassi, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e diretor do IEL Goiás

 

“O Inove+Digital foi uma experiência excelente! Os consultores nos orientaram de forma clara e direta, mudando nossa mentalidade para que possamos entender a importância da digitalização dos nossos negócios. Passamos a ter uma base consolidada para iniciar os próximos passos. Não sou uma cliente do Inove+Digital, eu sou uma fã!”
Eliane Pereira Soares, sócia-proprietária do Braseiro Burger

 

“Agradeço muito pelo trabalho que foi feito pelo IEL Goiás e pelo Sebrae. Nossa empresa começou muito bem em 2018, mas, com a Pandemia de Covid-19, tivemos muitos problemas. Não estávamos atingindo nosso público-alvo. Depois do Inove+Digital, começamos a alavancar nosso crescimento novamente, aumentando a procura por nossos cursos, com clientes de outros estados e até mesmo do exterior. ”
Joana D'arc Silva Borges, proprietária do Centro de Ensino Capacitare, de Anápolis

 

“Com as consultorias do IEL Goiás, tive resultados a partir da primeira semana. Minhas vendas aumentaram de 30% a 40% nos últimos quatro meses. Agradeço muito o IEL e o Sebrae por isso.”

Fernanda Lúcia dos Santos, proprietária da La Famme Moda Feminina, de Anápolis

 

FOTOS


COMPARTILHE


TEMA

ARTIGOS IEL

Leia Mais

Revele

o potencial

da sua empresa

Confie no IEL para conceber as soluções

mais eficazes e alcançar resultados

exponenciais para o seu negócio.

Botão do Whatsapp