MAI / 24
ARTIGO
16 MIN e 21 SEG DE LEITURA
Marketing Digital para pequenas empresas: como dar os primeiros passos
Em um mundo cada vez mais dominado pelas redes e pela tecnologia, o marketing digital se tornou uma ferramenta indispensável para todas as empresas. No entanto, no caso das empresas de pequeno porte (EPPs), esse processo ainda configura diversos desafios que vão desde estrutura até cultura organizacional.
No artigo a seguir, vamos definir quais são esses desafios e dar boas práticas para que essas empresas consigam trabalhar o próprio marketing digital. Por isso, se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura do artigo até o final.
Marketing Digital e EPPs: Um desafio
Atualmente, as plataformas digitais proporcionam para empresas uma série de vantagens quando o assunto é marketing e estratégias de negócio. Por exemplo, dados atualizados em tempo real, maior cobertura geográfica e custos reduzidos são apenas algumas dessas vantagens para as empresas.
Como resultado, as micro e pequenas empresas ganharam uma ferramenta poderosa na prospecção, relacionamento e fidelização de clientes em relação às grandes empresas. Isso porque as estratégias de marketing digital ajudam essas empresas a identificarem o próprio nicho de mercado de maneira mais efetiva.
Sendo assim, o marketing digital proporcionou uma democratização de estratégias de negócio melhor alinhadas e o alcance da comunicação dessas empresas. Por outro lado, o marketing digital também é um desafio, sobretudo para as empresas de pequeno porte, que têm maior faturamento e riscos mais expressivos em relação às microempresas.
Diferentemente do que acontece com empresas maiores e que geralmente possuem maior maturidade de gestão, muitas EPPs ainda se encontram em um limbo entre estratégias mais robustas e resultados palpáveis.
Isso porque a implementação de estratégias de marketing digital realmente efetivas pode encontrar uma série de obstáculos nessas empresas, tais como:
- Questões de cultura organizacional;
- Falta de estrutura necessária;
- Resistência à inovação;
- Falta de pessoal qualificado;
- Ausência de direcionamento de gestão;
- Planejamento financeiro desalinhado com os objetivos de marketing;
- Gestão e processos altamente engessados.
Seja pela cultura ou pela estrutura, muitas pequenas empresas ainda enfrentam essas e outras dificuldades ao tentar elaborar estratégias de marketing digital. Uma boa notícia é que esses desafios podem ser transformados em oportunidades, sobretudo do ponto de vista de soluções inovadoras.
A seguir você confere um pouco mais sobre como micro e pequenas empresas podem dar os primeiros passos em estratégias de marketing digital.
Marketing digital: os primeiros passos
Conforme vimos no tópico anterior, o marketing digital configura ao mesmo tempo uma vantagem e um desafio para as pequenas empresas. Isso tudo em meio a um cenário no qual os investimentos em marketing digital nas empresas só cresce.
Segundo um levantamento feito pela IAB Brasil em parceria com a Kantar IBOPE Media, as movimentações em publicidade digital no Brasil no primeiro trimestre de 2023 atingiram R$16,4 bilhões, um crescimento de 11% em relação ao ano anterior.
Já uma estimativa feita pelo site Statista indicou que os investimentos globais em publicidade digital devem crescer 35% até 2027.
Esses dados indicam que a tendência do mercado é investir cada vez mais no digital. Consequentemente, empresas que não tiverem estratégias concisas e bem construídas nesse sentido, perderão fatia de mercado.
Dar os primeiros passos rumo a implementação ou otimização das estratégias de marketing exige uma mobilização de diferentes setores em uma empresa.
Veja agora alguns dos principais fatores que ajudam pequenas empresas a darem os primeiros passos rumo a estratégias de marketing digital mais efetivas.
Transformação Digital
A transformação digital é um processo de mudança nas empresas para que se adequem ao ambiente digital. No mercado atual, ter um mindset digital é essencial para que sua empresa se mantenha competitiva e tenha uma gestão estratégica.
Promovendo mudanças que envolvem pessoas, processos e a estrutura da empresa, a transformação digital prepara as empresas para entrarem de vez no mercado digital. Dentre alguns exemplos de ações de implementação de transformação digital temos o uso de novas tecnologias e decisões data-driven.
Estratégias digitais
Uma outra base do marketing digital está no conjunto de estratégias digitais utilizadas pela empresa. Um bom marketing deve sempre ser pautado no perfil da empresa e nos objetivos a curto e longo prazo.
A adoção de diferentes estratégias é característico do marketing digital, uma vez que a diversidade de plataformas e espaços é igualmente diversa. Sendo assim, ALgumas ações e estratégias de marketing digitais comuns, incluem:
SEO: Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca. Consiste em uma estratégia digital que visa posicionar a sua empresa no topo das pesquisas de usuários em motores de busca por meio de termos relacionados ao seu produto ou serviço.
Mídia Paga: esta estratégia consiste na elaboração de anúncios e campanhas com público, localização, tempo e orçamento personalizados. Dentre as plataformas mais utilizadas para estratégias de mídia paga estão os principais motores de busca (Google, Bing, Yahoo) e as redes sociais (Facebook, Instagram, X).
Softwares de Marketing: os softwares de marketing dão base para o marketing digital ao proporcionar o monitoramento e controle em tempo real dos resultados das estratégias. Hoje existem diferentes softwares com diferentes funcionalidades para isso, sendo a maior parte deles para o acompanhamento de métricas e análises preditivas.
Rebranding: estratégia de marketing que consiste em uma mudança de posicionamento de marca, tanto do ponto de vista visual, como também de modelo de negócio e relacionamento com clientes. Quando adaptada a uma mentalidade digital, o rebranding deve andar lado a lado com a transformação digital.
Consultoria em growth
Quando o assunto é marketing digital, nem todas as pequenas empresas possuem a estrutura ou expertise para elaborar e executar essas estratégias. É nesta etapa que entram em cena as consultorias em marketing digital e growth.
Essas prestadoras de serviços agregam valor ao trazer a estrutura e a expertise necessárias para que a empresa possa crescer no ambiente digital. Para as micro e pequenas empresas, essa é uma forma de reduzir os custos de marketing digital ao mesmo tempo que garantem a robustez das estratégias e dos resultados.
Treinamento e qualificação
Por fim, mas não menos importante, todas as mudanças trazidas com as estratégias de marketing digital exigem um time de colaboradores e líderes devidamente qualificados. Por isso, a educação corporativa voltada para o marketing digital também tem seu papel na preparação da empresa rumo às estratégias digitais.
O objetivo é não só qualificar seu time de colaboradores como também fomentar uma cultura de inovação na empresa. Como resultado, seu time estará preparado para quaisquer mudanças em processos e decisões estratégicas da empresa.
Marketing Digital com apoio do IEL
Se você deseja saber mais sobre transformação e marketing digital, o IEL conta com o programa Inove+Digital, uma consultoria que ajuda micro e pequenas empresas a implementarem processos de transformação digital.
O programa é uma parceria entre o IEL e o SEBRAE, e já ajudou diversas empresas a se posicionarem e venderem seus produtos ou serviços pela internet. Junte-se a um time de mais de 100 clientes transformados pelo Inove+Digital.
Para saber mais sobre o Inove+Digital e como ele pode ajudar a sua empresa a fazer um marketing digital inteligente, clique aqui.
Gostou deste artigo? Confira também o nosso conteúdo definindo os benefícios da gestão de projetos para o setor público!
COMPARTILHE
TEMA
MARKETING DIGITAL
Revele
o potencial
da sua empresaConfie no IEL para conceber as soluções
mais eficazes e alcançar resultados
exponenciais para o seu negócio.