FIEGSESISENAIIEL

MAI / 25

NOTICIA

9 MIN 15 SEG DE LEITURA

A parceria entre IEL Goiás e Sebrae Goiás, no Programa Inove+Digital, começou em 2021, durante a Pandemia da Covid-19, para dar apoio às micro e pequenas empresas goianas em um momento socioeconômico tão difícil. A iniciativa foi tão bem-sucedida, que está chegando ao seu 5º ciclo desde então. Nesta terça-feira (13/5), foi realizada a cerimônia de encerramento do 4º ciclo do Programa, com as 48 empresas que aderiram. Neste momento, está sendo rodado o 5º ciclo, com quase cem empresas envolvidas. Os resultados foram apresentados durante um almoço envolvendo os empresários e dirigentes das duas entidades, na sede do Sebrae, no Setor Bueno, em Goiânia. 

 

“O Inove+Digital é um programa vencedor, que tem muito a ver com o momento em que estamos vivendo. Tem um apelo imediato e um resultado imediato. Pegamos as empresas no grau de maturidade digital em que elas estão (analógico ou intermediário) e melhoramos a vida delas, seus canais de vendas. Isso mostra a força do IEL, do Sebrae e do empreendedor goiano, alcançando patamares muito mais altos”, afirmou Flávio Rassi, presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e diretor do IEL Goiás.

 

Desde a criação do programa, em outubro de 2021, mais de 300 micro e pequenas empresas de 30 municípios goianos passaram pelas consultorias e capacitações promovidas pelas duas instituições e viram apurações sensíveis em seus resultados. Em cerca de nove meses, algumas empresas participantes viram suas receitas dobrarem.

 

“Iniciamos esse trabalho em 2021, na Pandemia. Vimos a oportunidade de desenvolver o lado digital das empresas diante das circunstâncias. De lá para cá, muita coisa evoluiu, com mais de 300 empresas no programa, mais de 30 mil horas de consultorias. Acredito que virão mais 20 a 30 ciclos, pois é um programa que veio para ficar e será perene dentro do Sebrae e do IEL, que são parceiros de muitos anos e continuarão sendo independentemente de quem esteja aqui”, ressaltou Marcelo Lessa, diretor técnico do Sebrae.

 

Neste 4º ciclo, que começou em outubro de 2024, foram implementadas 48 soluções tecnológicas e realizados 576 atendimentos, impactando 24 segmentos. A média de maturidade digital é de 51,89 pontos, maior que a média nacional. Foi um aumento de 23,44 pontos na média de maturidade das empresas, com 81,24% terminando entre os níveis 3 e 4 (Intermediário e líder digital).

O 5º ciclo já começou e, atualmente envolve 96 empresas. Neste ciclo, há um diferencial em relação aos demais. São até 224 horas de consultoria. Dependendo do nível de maturidade digital atingido, o empresário pode contratar o número de horas de consultorias necessárias para seus objetivos.

 

MATURIDADE DIGITAL

O Inove+Digital consiste na implantação de uma metodologia de gestão da inovação para Transformação Digital customizada pelo IEL para o atendimento a MPEs. O Programa iniciou os atendimentos em 2021 e já executou mais de 33 mil horas de consultorias em Gestão da Inovação para promover Transformação Digital dessas micro e pequenas empresas.

 

Além de empresas de Goiânia e Aparecida de Goiânia, mais 28 cidades contam com aplicação do Programa. Para avaliar os níveis de maturidade digital das 48 empresas participantes deste 4º ciclo do Inove+Digital, o IEL Goiás utilizou um parâmetro dividindo as organizações em quatro grupos, numa escala de 0 a 100 pontos: Líder Digital (80 a 100 pontos - presença digital estruturada com práticas implementadas), intermediário (50 a 79 pontos - práticas prioritárias estabelecidas e implementadas, estratégia digital definida e em implementação), emergente (20 a 49 pontos - práticas específicas implementadas e presença digital em aprimoramento) e analógico (0 a 20 pontos - poucas práticas implementadas e presença digital experimental).

 

No início deste 2º ciclo, 24% das empresas iniciaram no nível analógico (o mais básico) e todas subiram de nível. Cerca de 35% dos participantes passaram para o nível intermediário e 10% chegaram ao nível de líder digital (o mais alto), com presença digital estruturada com práticas estabelecidas e implementadas.
 

 

Empresários comemoram crescimento com programa

As 48 empresas participantes do 4º ciclo do Programa Inove+Digital tiveram sensível crescimento ao final dos nove meses de consultorias. Houve empresas que estavam passando por momentos de transição do nível Analógico para o Digital e que dobraram seu faturamento no ambiente digital. 

 

“Busquei o Inove+Digital porque o comportamento de compra dos clientes, que tem mudado muito. A busca pelo digital aumentou muito e isso foi uma alavanca para a minha empresa. Foi uma virada de chave, mudando vários processos e nosso faturamento dobrou neste período. Foi um sucesso. Eu já recomendei o programa para alguns amigos empresários e vou continuar recomendando”, comemora a empresária Jesiane Jonas Araújo, proprietária da Erva Doce Moda Íntima, cujo grau de maturidade digital teve aumento de 19,59 pontos ao fim do 4º ciclo.

 

Neste 4º ciclo, 6% das empresas iniciaram no nível analógico. Após as intervenções do Programa Inove+Digital, todas saíram deste nível. Neste período, dos 63% das empresas que iniciaram no nível emergente, 20% subiram de nível, com 8,33% das empresas chegando ao nível 4 (líder digital), o mais alto. A média do aumento da maturidade digital das empresas foi de 23,44 pontos neste 4° ciclo, chegando a 51,89 pontos, maior que a média nacional de 35 pontos.

 

Nos nove meses do ciclo, ocorreram mudanças até mesmo além do faturamento e da maturidade digital das empresas. Alguns empresários ganharam até em qualidade de vida. “O Inove+Digital fez uma diferença muito grande na minha empresa. Eu tinha três lojas físicas, com 28 funcionários. Consegui diminuir para uma loja e ampliar o digital, reduzindo bastante as despesas mantendo o faturamento. Minha empresa está mais saudável e a minha vida pessoal também, pois tenho mais tempo para a minha vida pessoal”, revela Juldete Ferreira Neves, proprietária da Domínio Joias, cuja maturidade digital subiu 22,33 pontos.

 

 

O QUE É O INOVE+DIGITAL? 

Seja na indústria, no comércio ou no setor de serviços, é fundamental para uma empresa, nos dias de hoje, estar engajada no mundo digital. E isso não significa, necessariamente, investir em tecnologia de ponta com altos gastos com equipamentos de última geração. 

 

Transformar digitalmente a empresa se trata de uma mudança de cultura interna para se adaptar ao mundo digital e gerar mais engajamento dos clientes, criar novas formas de competição no mercado, construir uma organização orientada de dados, inovar mais rápido e colaborativamente e gerar mais valor para o cliente. 

 

O IEL Goiás possui especialistas em Inovação e Transformação Digital que estarão dentro da empresa para prestar consultoria personalizada e nortear os caminhos para que a cultura digital, fundamental para a saúde das organizações atualmente, seja feita no seu negócio. 

 

As mudanças vão desde orientações do melhor uso das redes sociais para conectar e engajar clientes, até utilizar dados para tomada de decisões, passando pela adoção de teletrabalho com ferramentas de gestão de equipes e projetos, além da utilização de parceiros e fornecedores. 

 

 

DEPOIMENTOS

 

“Estamos muito felizes por estar encerrando mais um ciclo do Programa Inove+Digital, que se iniciou em 2021 em um momento muito difícil em âmbito mundial. Estarmos aqui, hoje, formando, capacitando essas empresas é muito gratificante para nós do IEL e do Sebrae. Isso nos mostra que estamos no caminho certo. Mas esse não é o fim, mas sim um começo para que essas empresas continuem caminhando em sua jornada.”
Gracielle Guedes, coordenadora de Inovação do IEL Goiás

 

“Tivemos 48 empresas neste 4º ciclo e é uma alegria muito grande ver, ao final, o quanto essas empresas evoluíram e o grau de maturidade que elas alcançaram. E ver que nós do IEL e do Sebrae estamos fazendo nosso papel de apoiar o empreendedorismo e os negócios do nosso estado. É uma semente que foi plantada e, agora, cabe a cada um dos empresários cultivar isso e contar sempre com nosso apoio.”

Fernanda de Freitas Santos, analista técnica e gestora do Inove+Digital pelo Sebrae

 

“O grande fator de sucesso do Programa Inove+Digital é já estarmos no 5º ciclo. A Transformação Digital que o programa realiza nas empresas, faz toda a diferença. Temos exemplos de empresas que dobraram o faturamento. O resultado disso é muito grande, com mais de 30 mil horas de consultoria do projeto aplicado pelo IEL, com recursos do Sebrae. A longevidade é o maior atestado de que este é um programa de sucesso.”

Humberto Oliveira, superintendente do IEL Goiás

 

“O Inove+Digital é um programa vencedor, que tem muito a ver com o momento em que estamos vivendo. Tem um apelo imediato e um resultado imediato. Pegamos as empresas no grau de maturidade digital em que elas estão (analógico ou intermediário) e melhoramos a vida delas, seus canais de vendas. Isso mostra a força do IEL, do Sebrae e do empreendedor goiano, alcançando patamares muito mais altos.”

Flávio Rassi, presidente em exercício da Fieg e diretor do IEL

 

“É um momento muito importante para nós, do Sebrae. Iniciamos esse trabalho em 2021, na Pandemia. Vimos a oportunidade de desenvolver o lado digital das empresas diante das circunstâncias. De lá para cá, muita coisa evoluiu, com mais de 300 empresas no programa, mais de 30 mil horas de consultorias. E vemos os resultados práticos, com índice de maturidade de mais de 50 pontos. A cada ciclo, a gente vai aperfeiçoando o programa. No 5º ciclo, temos uma pegada mais customizada. São horas de consultorias com horas de acordo com o nível de maturidade digital de cada empresa. Acredito que virão mais 20 a 30 ciclos, pois é um programa que veio para ficar e será perene dentro do Sebrae e do IEL, que são parceiros de muitos anos e continuarão sendo independentemente de quem esteja aqui.”

Marcelo Lessa, diretor técnico do Sebrae

 

“O Inove+Digital veio em um momento muito importante para nossa empresa, porque estamos vivendo um momento de muita transformação. Fizemos mudanças significativas para alcançar nosso objetivo. Definimos os processos de comunicação adequado com nosso público, nosso objetivo e o trabalho de tráfego pago. O crescimento vem em termos de números, valores e posicionamento da marca.”

Edivaldo Pinheiro, proprietário da Bella Vivasse Moda Feminina

 

“O Inove+Digital fez uma diferença muito grande na minha empresa. Eu tinha três lojas físicas, com 28 funcionários. Consegui diminuir para uma loja e ampliar o digital, reduzindo bastante as despesas mantendo o faturamento. Minha empresa está mais saudável e a minha vida pessoal também, pois tenho mais tempo para a minha vida pessoal. Não vou parar por aqui. Quero fazer outros cursos em parceria do IEL e do Sebrae e contratar mais estagiários para colaborar com minha empresa. Eu tinha a vontade de melhorar, mas não sabia como. O Inove+Digital me mostrou o caminho. Recomendo a todos que têm um anseio de crescer e melhorar sua empresa e não conseguem colocar em prática.”
Juldete Ferreira Neves, proprietária da Domínio Joias, joias em prata e semijoias

 

“Busquei o Inove+Digital porque o comportamento de compra dos clientes, que tem mudado muito. A busca pelo digital aumentou muito e isso foi uma alavanca para a minha empresa. Foi uma virada de chave, mudando vários processos e nosso faturamento dobrou neste período. Foi um sucesso. Eu já recomendei o programa para alguns amigos empresários e vou continuar recomendando. ”
Jesiane Jonas Araújo, proprietária da Erva Doce Moda Íntima


COMPARTILHE


TEMA

NOTICIAS IEL

Leia Mais

Revele

o potencial

da sua empresa

Confie no IEL para conceber as soluções

mais eficazes e alcançar resultados

exponenciais para o seu negócio.

Botão do Whatsapp