JUL / 24
ARTIGO
5 MIN 17 SEG DE LEITURA
Como aumentar a competitividade no desenvolvimento de produtos e soluções
Atualmente, manter a competitividade é essencial para qualquer empresa que busca manter-se relevante e em crescimento no mercado. Nesse sentido, uma parte importante desse processo é o desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras.
No entanto, o desenvolvimento de produtos e soluções exigirá um planejamento sistemático e estratégico, além de um projeto bem estruturado. Por isso, no artigo a seguir, vamos ver alguns pontos-chave de como aumentar a competitividade no desenvolvimento de produtos e soluções.
Então leia o artigo até o final para saber mais!
Competitividade e P&D
O mercado está em constante transformação e os avanços tecnológicos estão se desenvolvendo de forma cada vez mais rápida para acompanhar as transformações econômicas e sociais. Para as empresas, a realidade é que esse grande volume de transformações também gera uma demanda grande por diferenciação e, sobretudo, inovação.
A ideia de competitividade no mercado está pautada em torno da diferenciação e da proposta de valor que cada empresa é capaz de entregar aos seus clientes e parceiros comerciais. No entanto, se manter competitivo e em destaque no mercado é uma tarefa que exige desenvolvimento e adaptação constantes.
Sendo assim, a manutenção da competitividade de uma empresa depende não só de fatores externos, como o atual cenário econômico e a demanda do público. A competitividade também perpassa por fatores internos, como a otimização de processos operacionais e a adoção de ferramentas, tecnologias e metodologias inovadoras.
Nesse sentido, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), entram em cena enquanto uma ferramenta de construção de inovação e, consequentemente, de competitividade. É por meio de soluções inovadoras que as empresas conseguem oferecer novos produtos e soluções no mercado, proporcionando valor aos seus clientes e gerando competitividade.
Os investimentos em P&D permitirão que as empresas desenvolvam novos produtos e serviços que se adaptem e acompanhem as mudanças na demanda e no perfil do consumidor. A globalização reduziu as barreiras de entrada existentes no mercado, o que gerou uma oportunidade para que os investimentos em P&D se tornassem mais acessíveis.
Atualmente, esses investimentos deixaram de ser uma estratégia opcional ou vedada apenas a grandes empresas, tornando-se tornando uma necessidade para a sobrevivência volátil mercado da atualidade. Mas como a P&D pode ajudar empresas a se manterem mais competitivas no mercado? A seguir veremos um pouco mais sobre essa relação.
O papel da Inovação
Conforme vimos no tópico anterior, muito se fala sobre como os investimentos em P&D e o foco na inovação beneficiam o crescimento e a relevância de produtos e serviços no mercado atualmente. Porém, quando se fala em aplicações práticas, o papel da inovação ainda é pouco compreendido por muitas gestões nas empresas brasileiras, seja pela mistificação do termo ou pela inércia motivada pela complexidade do processo.
Por isso, aqui vão dois exemplos simples de como investimentos em P&D podem ajudar empresas a se manterem competitivas.
Novas tecnologias
As ações de P&D podem ajudar na adoção e implementação de novas tecnologias nos processos já utilizados pela empresa, otimizando e melhorando o que já existe tanto do ponto de vista estrutural quanto operacional.
Um bom exemplo desse movimento são as soluções em RPA, que fazem a robotização de processos, permitindo que tarefas repetitivas antes feitas por humanos agora sejam automatizadas com o uso de inteligência artificial.
Novos modelos de negócio
Um outro ponto no qual as iniciativas de P&D podem ajudar as empresas a se manterem competitivas é o aprimoramento ou até a criação de novos modelos de negócio. O resultado do P&D pode ir além da otimização de processos ou adoção de novas tecnologias, podendo melhorar até mesmo o modelo de negócio da empresa.
Ao criar um produto ou serviço completamente novo no mercado, existe a possibilidade de criação de um novo nicho de mercado, que também pode ser altamente lucrativo para a empresa.
No tópico a seguir, vamos conferir alguns dos benefícios que o desenvolvimento de produtos e soluções gerados por incentivos em P&D pode proporcionar.
Benefícios
Agora que falamos sobre a relação entre competitividade e P&D com alguns exemplos práticos, também se faz necessário discutir os benefícios desses investimentos. Para além do aumento da competitividade, os investimentos em P&D também geram uma gama de benefícios em sua implementação.
Fidelização de clientes: as iniciativas de P&D tem como foco a criação de produtos e serviços que atendam de maneira assertiva as necessidades do consumidor. Mas, para além disso, o resultado dessas iniciativas também ajuda a otimizar produtos e serviços já existentes, transformando positivamente a relação entre consumidores e esses produtos. O resultado é a fidelização desses clientes por meio de uma entrega de maior valor e diferenciação em relação aos concorrentes.
Escalabilidade: outro benefício dos investimentos em P&D para o desenvolvimento de produtos e serviços é a capacidade dessas soluções de serem escaláveis, a depender do resultado obtido. Levando em conta o exemplo da otimização dos processos de produção, um investimento na área de P&D pode ajudar a produzir mais e melhor, fazendo com que a empresa não só se adapte à demanda atual como também esteja preparada para um aumento futuro. Como resultado, esse crescimento é convertido em receita para a empresa, que consegue atender à demanda sem perder qualidade.
Eficiência operacional: falando em otimização de processos, um dos benefícios mais conhecidos do desenvolvimento de novos produtos e serviços é o aumento da eficiência operacional. De um ponto de vista prático, o desenvolvimento e a melhoria em produtos e processos da empresa pode resultar também na redução de custos, gerando economia e novas oportunidades de investimento.
Vantagem competitiva: por fim, mas não menos importante, os investimentos em P&D e no desenvolvimento de novos produtos e serviços também podem gerar uma vantagem competitiva para a empresa. Isso porque empresas inovadoras conseguem se manter relevantes e se estabelecerem como líderes de mercado e precursoras das tendências que movimentam o seu setor de atuação. Desenvolver produtos e serviços é também criar uma oportunidade de se diferenciar no mercado, algo amplamente valorizado em um mundo cada vez mais globalizado e com consumidores gradualmente mais exigentes.
Gostou desse artigo? Veja também o nosso post sobre o desenvolvimento das cadeias produtivas e seus impactos socioeconômicos!
COMPARTILHE
TEMA
ARTIGOS IEL
Revele
o potencial
da sua empresaConfie no IEL para conceber as soluções
mais eficazes e alcançar resultados
exponenciais para o seu negócio.