FIEGSESISENAIIEL

SET / 24

ARTIGO

6 MIN 59 SEG DE LEITURA

O planejamento estratégico de uma empresa é a base de todas ações que visam alcançar os objetivos de negócio em um determinado intervalo de tempo. Por isso, é essencial que o conjunto de estratégias leve em conta projeções e resultados a curto, médio e longo prazo.

 

Um planejamento a curto, médio e longo prazo ajuda a ter mais do que projeções bem definidas, ela também facilita na hierarquizar prioridades do processo estratégico. Sendo assim, no artigo a seguir você verá como fazer um planejamento a curto, médio e longo prazo e como ele pode beneficiar o desenvolvimento de uma empresa.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura do artigo abaixo.

 

O que é curto, médio e longo prazo para uma empresa?

 

A depender da abordagem e da situação, o conceito de curto, médio e longo prazo pode ser relativo. Isso porque diferentes áreas enxergam intervalos de tempo e urgência com olhares totalmente diferentes.

 

No universo empresarial não é diferente: curto, médio e longo prazo estão intimamente atrelados à operação e a forma como essas empresas atuam no mercado. Consequentemente, isso se reflete na forma como uma empresa elabora o seu planejamento e estipula suas metas e objetivos.

 

Mas então o que é curto, médio e longo prazo para uma empresa? De um ponto de vista estratégico, o planejamento a curto, médio e longo prazo pode ser definido da seguinte forma:

 

  • Curto prazo: possui caráter mais imediato, com objetivos e ações com duração entre alguns meses e 1 ano.
  • Médio prazo: possui caráter intermediário e engloba ações que tenham ações que duram, em média, entre 3 e 5 anos.
  • Longo prazo: possui caráter de menor urgência, com objetivos e metas mais amplos, com o mesmo viés da missão e visão da empresa. Este planejamento engloba ações com metas a serem atingidas em 5 anos ou mais.
  •  

Dessa forma, o planejamento estratégico da empresa fica melhor estruturado, uma vez que os objetivos possuem um intervalo de tempo comum. A consequência imediata de se fazer este planejamento da forma adequada é a criação de prioridades estratégicas mais bem definidas.

 

Por outro lado, o desafio na elaboração desse tipo de planejamento é definir de forma clara e coesa a interdependência entre cada uma dessas ações. Quanto maior a empresa, maior será a quantidade de objetivos estratégicos durante o período e, consequentemente, mais complexo será o seu planejamento.

 

No tópico a seguir, veremos um pouco melhor como fazer esse planejamento juntamente a alguns exemplos práticos.

 

Como fazer um planejamento de curto, médio e longo prazo?

 

A chave de um bom planejamento estratégico leva em conta uma série de questões-chave que tem como foco definir de forma clara os objetivos e metas a curto, médio e longo prazo. Mais do que entender a estrutura da empresa, um planejamento eficaz também exigirá conhecimento em relação à cultura organizacional, dos processos e do capital humano.

Sendo assim, o foco dos planejamentos a curto, médio e longo prazo é a definição clara dos objetivos, metas, orçamentos, estruturas e pessoal. Uma metodologia eficaz que pode ser utilizada para uma definição clara dos objetivos do planejamento estratégico é o método SMART.

 

Basicamente, o método SMART ajuda a definir com maior clareza os objetivos estratégicos levando em conta 5 conceitos-base:

 

  • Specific (Específico): o objetivo em questão deve ser específico, claro e inequívoco;
  • Measurable (Mensurável): o objetivo deve ter métricas e critérios que permitam monitorar o seu progresso;
  • Achievable (Atingível): o objetivo deve ser possível de ser atingido pela empresa;
  • Realistic (Realista): o objetivo deve ser realista e relevante para a empresa;
  • Time-bound (Temporal): o objetivo deve ter um prazo bem definido para o seu atingimento.

 

Dito isso, um planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo eficaz não está ligado apenas ao prazo de atingimento dos objetivos. Também é necessário que esses objetivos possam convergir e compor uma estratégia completa e coesa.

 

Confira alguns exemplos práticos de como fazer esse tipo de planejamento.

 

Planejamento a curto prazo

 

Conforme vimos anteriormente, o planejamento a curto prazo está ligado aos objetivos mais imediatos da empresa, muitas vezes ligado à rotina da empresa. Por isso, esse planejamento costuma ser mais detalhado e específico, uma vez que estrutura operações diárias e relacionadas aos objetivos gerais da empresa.

 

Por exemplo, vamos levar em conta que uma empresa busca desenvolver um novo produto ou serviço e para isso desenvolve um planejamento para atingir esse objetivo. Dentre os objetivos de curto prazo podemos ter:

 

Testes práticos: o desenvolvimento de todo produto ou serviço envolve testes práticos que precisam ser feitos com frequência para atestar qualidade e viabilidade.

Marketing e promoção: o marketing de um novo produto ou serviço também possui uma implementação de caráter imediato, a depender do desenvolvimento.

Educação corporativa: as pessoas envolvidas na rotina da empresa, sobretudo do ponto de vista operacional, devem estar qualificadas para trabalhar com o novo produto ou serviço.

Todos os 3 exemplos envolvem ações que necessitam de ações imediatas ou que sejam implementadas em um curto período de tempo. Ao elaborar um planejamento de curto prazo, essas e outras questões devem compor a sua construção.

 

Planejamento a médio prazo

 

Já no caso do planejamento a médio prazo, o nível de urgência das ações é menor, sendo que este planejamento faz a ponte entre as operações diárias e as metas de médio prazo. O foco desse planejamento são ações que necessitam de um pouco mais de tempo para serem implementadas.

 

Dessa vez, utilizaremos o exemplo de uma empresa que deseja modernizar a própria produção e otimizar processos em um período de no máximo 3 anos.

 

Estrutura: investimentos em novas tecnologias e implementação de novos processos de produção na empresa.

P&D: o próprio processo de pesquisa e desenvolvimento pode levar mais de tempo a depender do projeto a ser desenvolvido e das parcerias adotadas.

Parcerias estratégicas: a busca por parceiros de negócio, desde a sondagem até as negociações exigem uma quantidade razoável de tempo, que pode ser concluída a médio prazo.

A chave do planejamento a médio prazo está em definir como os objetivos definidos afetam as operações diárias e contribuir com o suporte necessário para os objetivos a longo prazo.

 

Planejamento a longo prazo

 

Por fim, mas não menos importante, o planejamento a longo prazo está relacionado a objetivos mais abrangentes da empresa, geralmente maiores. Nesse caso, o foco fica por conta de ações com metas mais amplas e estratégias de crescimento gerais.

 

Para entender esse tipo de planejamento, veremos o exemplo de uma empresa que tem como visão se tornar a líder do mercado e ser sustentável em 6 anos.

 

Expansão de mercado: a análise de mercado e a expansão das operações são processos que exigem uma grande quantidade de tempo, como por exemplo a busca por mercados internacionais.

Projetos de inovação: o desenvolvimento de um produto ou serviço completamente inovador com foco em se tornar líder de mercado exigirá investimentos em tempo, estrutura e parcerias estratégicas, todos de longa duração.

Sustentabilidade: se tornar uma empresa mais sustentável geralmente significa também mudar processos, estruturas e até modelos de negócio, que não se realizam em um curto período de tempo.

 

Conclusão

 

O planejamento estratégico a curto, médio e longo prazo vai além da janela de tempo necessária para cada ação dentro da empresa. Ela é uma ferramenta estratégica que ajuda a garantir a sinergia entre as operações da empresa e seus objetivos de crescimento.

 

Mais do que fazer um planejamento bem estruturado, é preciso levar em conta que a estrutura, cultura, pessoas e processos presentes na empresa, para a partir deles começar novas projeções. Quando bem estruturado, claro e embasado, o planejamento estratégico se torna uma fonte importante no atingimento das metas e no crescimento da empresa, seja ele a curto, médio, ou longo prazo.

 

Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre desenvolvimento e estratégia empresarial, veja também o nosso post listando 5 fatores essenciais para atingir a excelência empresarial em médias empresas!


COMPARTILHE


TEMA

ARTIGOS IEL

Leia Mais

Revele

o potencial

da sua empresa

Confie no IEL para conceber as soluções

mais eficazes e alcançar resultados

exponenciais para o seu negócio.

Botão do Whatsapp