FIEGSESISENAIIEL

JAN / 25

NOTICIA

11 MIN 42 SEG DE LEITURA

Representantes goianos ficam em primeiro lugar em quatro categorias

 

O IEL Goiás quebrou seu próprio recorde de finalistas e vencedores na 16ª edição nacional do Prêmio IEL de Talentos. Pela primeira vez na história, o estado classificou nove goianos, obtendo o recorde no número de vencedores – 4 primeiros lugares, 2 segundos e 3 terceiros. Na noite desta quarta-feira (6 de novembro), o IEL Nacional premiou os finalistas em cerimônia realizada no Iate Clube, em Fortaleza

 

Os destaques de Goiás foram a bolsista de inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)Maria Vitória França Campos; a Opus Incorporadora e a Escola Senai Vila Canaã, que conquistaram o 1º lugar em suas categorias – O Senai ficou no lugar mais alto do pódio em duas categorias. O evento está disponível no canal do IEL Nacional no Youtube. 

 

“Estamos muito orgulhosos dos nossos estagiários, bolsistas de Inovação, instituições de ensino e empresas que representaram Goiás brilhantemente na premiação nacional. Já tivemos um grande resultado em 2023 e conseguimos fazer melhor ainda em 2024. Que possamos bater recordes a cada ano, em um reflexo do nosso trabalho com expertise de 54 anos investindo muito para oferecer o melhor aos nossos clientes e para valorizar a educação e a formação das carreiras dos estagiários e bolsistas”, comemorou Flávio Rassi, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e diretor do IEL Goiás.

 

Para o superintendente do IEL Goiás, Humberto Oliveira, as conquistas, em mais uma edição nacional do Prêmio, mostram o grande trabalho feito pelo Instituto. “É uma coroação da dedicação dos finalistas que representaram Goiás e do trabalho do IEL em prol da educação, do mercado de trabalho e da economia goiana”, ressaltou o superintendente.

 

O PRÊMIO

 

Criada pelo IEL Nacional em 2005, a premiação, que era conhecida como Prêmio IEL de Estágio, mudou para Prêmio IEL de Talentos em 2023, com a inclusão da categoria Inova Talentos, que premia bolsistas de inovação. A iniciativa visa reconhecer a importância do estágio na educação para o mercado de trabalho e estimular a qualificação de jovens talentos para pesquisa, desenvolvimento e inovação. 

 

Até este ano, cerca de 250 prêmios tinham sido entregues para estagiários, empresas e instituições de ensino por todo o País. No evento desta quarta-feira (6/11), foram distribuídos 88 prêmios nas categorias: Estagiário Inovador, Empresa Inovadora, Educação Inovadora, Projeto Inovador e Artigo Inovador.

 

Em 2022, Goiás teve o maior número de indicações entre os estados (e Distrito Federal) que tiveram projetos finalistas na etapa nacional. Porém, naquele ano, por causa da Pandemia de Covid-19, foram considerados os projetos de 2020 e 21. Quatorze representantes goianos estiveram no pódio – sete primeiros lugares, três segundos e quatro terceiros.
 

Em 2023, quando a competição voltou a reunir os projetos de cada ano separadamente, Goiás teve 8 finalistas, com três primeiros lugares, o que havia sido seu recorde até aquele momento. Neste ano, mais de 300 projetos de 11 estados foram selecionados para a etapa nacional e Goiás participou com nove finalistas, estabelecendo uma nova marca individual. 

 

Os vencedores receberam troféus e certificados e prêmios específicos de acordo com suas colocações - notebook para o 1º lugar; tablet para 2º; e Kindle para 3º. “É um orgulho para nós, do IEL Goiás, podermos ver nossos representantes conquistarem tanto espaço a cada edição, agora com mais finalistas e mais primeiros lugares. Isso nos dá ainda mais incentivo e força para continuarmos com nosso prêmio regional, que revela muitos talentos, e para investirmos, cada vez mais, na otimização das práticas de estágio e dos programas de estágio de nossos clientes”, salientou a gerente de Desenvolvimento Profissional do IEL Goiás, Tarciana Nascimento.

 

Senai Vila Canaã conquista dois primeiros lugares

 

A Escola Senai Vila Canaã foi a grande vencedora entre os representantes goianos no Prêmio IEL de Talentos 2024, pois conquistou dois primeiros lugares nas categorias Educação Inovadora Sistema S e Empresa Inovadora Sistema S. Na primeira, a conquista veio com o projeto Educação 360º, enquanto na segunda, foi com o Projeto de Desenvolvimento dos Estagiários para Formação de Colaboradores do Senai Canaã.
 

“Essa é uma conquista que valida nosso compromisso contínuo com a formação de profissionais capacitados e com a criação de oportunidades para o desenvolvimento de talentos e na transformação de vidas. Ganhar este prêmio também valida nossos esforços para transformar o potencial dos nossos estagiários em competências que beneficiam diretamente a indústria e o país”, afirmou Fernanda Nazário, supervisora administrativa da Escola Senai Canaã, que estava representando a unidade no evento. 

 

“O IEL Goiás desempenha um papel fundamental para o programa de estágio do Senai. Essa colaboração não apenas fortalece e solidifica a inserção dos estagiários no mercado, mas também alinha o aprendizado com as demandas reais da indústria, contribuindo para a criação de uma força de trabalho mais qualificada e preparada para o setor industrial”, completou Fernanda.

 

Quem também se destacou foi a Opus Incorporadora, que venceu a categoria Empresa Inovadora – Médio Porte, pelo segundo ano consecutivo. A empresa foi representada no Prêmio pela supervisora de RH da Opus Incorporadora, Jenaína Dacheri. 

 

“A cada ano, a Opus busca aprimorar e evoluir mais, trazendo para o programa a inovação, que é um dos nossos valores. A conquista do prêmio, pelo segundo ano consecutivo, é a chancela de que estamos no caminho certo e que estamos transformando a vida dos estagiários, das famílias deles e da comunidade. E o IEL é um grande parceiro, dando muito carinho e atenção a tudo que a gente precisa e evoluindo junto com a Opus”, comemorou Jenaína.

Também na categoria Empresa Inovadora, porém, no Pequeno Porte, a empresa goiana BAI Minimercados ficou em 3º lugar, com o projeto Estágio BAI Minimercados.

 

ESTÁGIO

Na categoria Estagiário Inovador, dois representantes goianos se destacaram. Na subcategoria Sistema S, o goianiense Luidy Tavares Teles, de 20 anos, ficou em 2º lugar, com o projeto Assistente Virtual Dinâmica (Avirtud) um avatar e assistente virtual, que pode interagir de forma dinâmica com os usuários, servindo tanto para fornecer informações sobre serviços, quanto para tirar dúvidas em relação a área designada, podendo também se tornar uma ferramenta de marketing e engajamento. Luidy cursa Engenharia de Software na Faculdade Senai Ítalo Bologna e estagia no mesmo local há cerca de 1 ano e meio.

 

Na subcategoria Pequeno Porte, o 2º lugar ficou para o goianiense Salomão de Souza Gondin, de 24 anos, que cursa o 9º período de Direito na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). Ele estagiou na empresa GMPR Advogados e foi contratado em julho deste ano. Salomão desenvolveu o projeto Oficina de Comunicação, que introduziu conceitos e técnicas sobre oratória e comunicação aos estagiários da empresa, os ajudando a perderem o medo de falar em público, sendo que essa é uma competência indispensável para o profissional do Direito. 

 

Bolsista do Senar é campeão na categoria Inova Talentos

 

A maior conquista individual de um representante goiano, nesta 16ª edição do Prêmio IEL de Talentos, realizado em Fortaleza, nesta quarta-feira (6 de novembro), foi da médica veterinária, Maria Vitória França Campos, de 23 anos. Ele teve seu projeto vencedor na categoria Artigo Inovador Sistema S.  

 

Seu artigo consiste na avaliação do impacto do Programa Academia de Formação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) na qualificação profissional do agronegócio. O programa busca capacitar técnicos de campo para suprir a demanda por mão de obra qualificada. 

 

“Vencer a etapa nacional é indiscutivelmente gratificante, podendo realizar meu artigo e representar uma empresa tão incrível quanto o Senar, além de ter a capacidade de receber o prêmio por meio do IEL, com a disseminação e divulgação desse projeto. É uma grande honra poder ter feito parte dessa equipe e ser vencedores juntos, pois sem eles nada disso seria possível”, comemorou Maria Vitória.

 

Nascida em Goiânia, Maria Vitória ingressou na Academia de Formação do Senar em outubro de 2023. Ela acredita que a conquista abrirá portas para novas oportunidades para ir mais longe na carreira e participar de mais projetos. “Sem o IEL e o Senar, nada disso seria possível. A Academia de Formação dá oportunidades de aprendizado e trabalho para jovens que, assim como eu, sonham um dia chegar em patamares altos de conhecimentos e de cargos. Com esse projeto, isso sai do sonho e se torna realidade”, salientou a bolsista. 

 

Além do título de Maria Vitória, o Inova Talentos teve mais duas representantes de Goiás no pódio. Na categoria Projeto Inovador Sistema S, a agrônoma e mestre em Produção Vegetal, Ana Caroline Dias de Souza, de 26 anos, ficou em 3º lugar, com o projeto que tratou da influência da Academia de Formação do Senar na qualificação de profissionais do agronegócio por meio da experiência de um bolsista participante.

 

Quem também ficou em 3º lugar, porém na categoria Artigo Inovador, foi Aline Zorzetto Lopes Gonçalves, de 44 anos. Natural de Ribeirão Preto (SP), ela cursou Ciências Biológicas na Universidade Estadual Paulista, na qual fez doutorado, e se formou no curso de Farmácia pela Universidade Estadual de Goiás (UFG). Ela é bolsista de inovação no Laboratório Teuto Brasileiro S.A., em Anápolis, e concorreu com o projeto intitulado: Estudo de pré-formulação no desenvolvimento de cloridrato de naratriptana em cápsulas moles com abordagem de quality by design.

 

INOVA TALENTOS

 

Em 2023, o tradicional Prêmio IEL de Estágio também premiou os participantes do Programa Inova Talentos, que fomenta projetos de inovação em empresas e capacita jovens por meio de bolsas. Por isso, o evento passou a se chamar Prêmio IEL de Talentos. Além de continuar reconhecendo as melhores práticas de estágio, o IEL também premia os graduandos, graduados, mestres e doutores que recebem bolsas para atuar em projetos de inovação, adquirindo experiência e vivenciando o ambiente empresarial, sob a supervisão de tutores nas empresas. 

 

O Inova Talentos é disputado nas categorias Artigo Inovador, que reconhece o artigo científico redigido pelo bolsista; e Projeto Inovador, que reconhece a empresa, o bolsista e o tutor que desenvolveram e implementaram os projetos mais inovadores no âmbito do programa Inova Talentos.

 

DEPOIMENTOS

 

“Esse prêmio vem para coroar todas as ações que o IEL realiza ao longo do ano na missão de qualificar os nossos jovens e aproximá-los das oportunidades do mercado. Estamos muito felizes em ter essa grande comemoração aqui no nosso Estado.” 

Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e diretor institucional do IEL Nacional. 

 

“Essa premiação contribui, significativamente, para que os estagiários se sintam motivados e engajados no dia a dia profissional, além de facilitar a adaptação à cultura organizacional da empresa. Tanto o estágio quanto o Inova Talentos favorecem os jovens ao apresentá-los às atividades relevantes dos negócios, enquanto a empresa também se beneficia da criatividade e inovação deles no desenvolvimento de soluções."
Eduardo Vaz, superintendente do IEL Nacional.

 

“Sem sombra de dúvidas, esse prêmio é um grande marco e que reconhece o Senar Goiás como instituição pautada no desenvolvimento do setor agropecuário, por meio de ações de capacitação que preconizam a difusão de conhecimento, inovação e novas tecnologias, visando sempre auxiliar o produtor rural a melhorar a sua produção e trazer mais qualidade de vida para o campo. A parceria com o IEL Goiás foi fundamental, pois foi por meio dela que conseguimos elaborar e implementar uma proposta completamente inovadora para o cenário nacional no segmento de capacitação de profissionais para o Agro.”
José Mário Schreiner, presidente da Faeg 

“É muito importante para o Senai Ítalo Bologna participar e ser selecionado com finalista de um prêmio tão significativo como esse. Nos últimos anos, temos buscado a excelência na formação de nossos estagiários, proporcionando uma experiencia que possa contribuir na sua formação e que possa levar para sua vida boas recordações do tempo em que passamos juntos. O IEL é a instituição de estágio mais representativa que temos no país, portadora de uma reputação muito grande em sua condução e formação dos jovens que buscam entrar ou permanecer no mercado de trabalho. Dessa forma o programa de estágio é muito importante para o jovem, para a empresa e para a sociedade em sua visão mais ampla.”
Dario Queija, diretor da Faculdade Senai Ítalo Bologna 

 

 

RESULTADO FINAL DO PRÊMIO IEL DE TALENTOS (2024)

 

CATEGORIA ESTÁGIO

EDUCAÇÃO INOVADORA

 

Técnico (Sistema S)


1º lugar: Escola Senai Vila Canaã (GO) 
Projeto: Educação 360º

2º lugar: Senai (BA) 


3º lugar: Senai São Francisco do Sul (SC) 

 

EMPRESA INOVADORA 

 

Médio Porte 


1º lugar
Empresa: Opus Incorporadora LTDA (GO)
Projeto: Programa de Estágio Opus

 

2º lugar
Empresa: Amêndoas do Brasil (CE)

 

3º lugar
Empresa: Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras - CERTI (SC)

 

Pequeno Porte 
1º lugar
Empresa: Amvali (SC)

 

2º lugar
Empresa: Autismo em Vista (RR)

 

3º lugar
Empresa: BAI Minimercados (GO)
Projeto: Estágio BAI Minimercados

 

Sistema S 


1º lugar
Empresa: Senai Vila Canaã (GO)
Projeto: Projeto de Desenvolvimento dos Estagiários para Formação de Colaboradores do Senai Canaã

 

2º lugar
Empresa: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae (AM)

 

3º lugar
Empresa: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae (RR)
 

ESTAGIÁRIO INOVADOR

Pequeno porte


1º lugar
Empresa: Companhia Maranhense de Gás Natural (MA)
Estagiário: Gabriel Hermes de Moura 
 

2º lugar
Empresa: Gonçalves, Macedo, Paiva e Rassi – GMPR Advogados (GO)
Estagiário: Salomão de Souza Gondin 
Projeto: Oficina de Comunicação

 

3º lugar

Empresa: Atitude Postural Fisioterapêutica LTDA (ES)
Estagiário: Vítor Augusto Silva

 

Sistema S


1º lugar
Empresa: Senai (PE) 
Estagiário: Elyenay Mikaelle Nascimento 
 

2º lugar
Empresa: Faculdade de Tecnologia Senai Ítalo Bologna (GO)
Estagiário: Luidy Tavares Teles 
Projeto: Avirtud

 

3º lugar

Empresa: Senai (SC)
Estagiário: Maria Clara Araújo

 

 

CATEGORIA INOVA TALENTOS

ARTIGO INOVADOR

 

1º lugar
Empresa: Banco do Nordeste do Brasil (CE) 
Estagiário: Maria Renata Bezerra Melo

 

2º lugar
Empresa: Ford Motors Company Brasil LTDA (BA) 
Estagiário: Lenon Audibert Cisco

 

3º lugar
Empresa: Laboratório Teuto Brasileiro S.A. (GO) 
Bolsista: Aline Zorzetto Lopes Gonçalves 
Projeto: Estudo de pré-formulação no desenvolvimento de cloridrato de naratriptana em cápsulas moles com abordagem de quality by design

 

ARTIGO INOVADOR (SISTEMA S)

 

1º lugar
Empresa: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar (GO) 
Bolsista: Maria Vitória França Campos 
Projeto: Impacto do Programa Academia de Formação do Senar

 

PROJETO INOVADOR (SISTEMA S)

 

1º lugar
Empresa: Senai (SC) 
Bolsista: Inácio Puntel dos Passos

 

2º lugar
Empresa: Senai (MT) 
Bolsista: José Vithor de Miranda Xavier

 

3º lugar
Empresa: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar (GO)
Bolsista: Ana Caroline Dias de Souza 
Projeto: Impacto do Programa Academia de Formação do Senar


COMPARTILHE


TEMA

NOTICIAS IEL

Leia Mais

Revele

o potencial

da sua empresa

Confie no IEL para conceber as soluções

mais eficazes e alcançar resultados

exponenciais para o seu negócio.

Botão do Whatsapp